Fichamento : planejamento
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 5 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Claudio Padilha da Silva Filho¹
23/11/12
Moretto, na primeira parte do livro titulado: Os fundamentos das relações entre professor e aluno, inicia o estudo mesmo que superficial, dos fundamentos psicossociais, analisando possíveis consequências da ação docente em que este venha tratar o aluno ou como individuo, ou como sujeito, ou como pessoa ou como cidadão, destacando cada palavra citada em sua composição e significado.
O autor frisa o indivíduo como ideia de indivisibilidade ou da unidade da espécie humana, não importando se é homem ou mulher, criança ou adulto, branco ou negro, pobre ou rico.
No contexto escolar, segundo o autor o professor trata o aluno com individualidade porque precisa transmitir conhecimento que posteriormente será cobrado em provas, sem se preocupar como as histórias dos grupos cujos alunos estão inseridos, sem levar em consideração as raízes culturais. A palavra sujeito no contexto escolar refere-se ao indivíduo com sua história, costumes, valores construídos socialmente.
O professor deve considerar cada aluno como sujeitos únicos, com suas histórias diferentes, para poder detectar e sanar as dificuldades de cada um, buscando a inserção deles num grupo social que poderá levar seu grupo a uma atividade de inserção cultural, consciente e transformadora.
No senso comum, para indicar alguém, sem maior caracterização utiliza-se a palavra pessoa. Para o autor o termo pessoa indica a “mascara” que cada sujeito se apresenta no meio social, chamada pelo autor de personalidade, que após estudos ele classifica-as em quatro dimensões, destacando varias características que professores e alunos são inseridos.
Segundo o autor, a palavra cidadão, é uma pessoa que tem consciência e compromisso em buscar o bem estar de todos os que compõem o grupo social, em busca da convivência harmoniosa e