Fichamento Pedagogia Da CAdeira
REV. DENOEL NICODEMOS ELLER
GERSON POUBEL PIMENTA
FICHAMENTO
PEDAGOGIA DA CADEIRA
BELO HORIZONTE
2015
GERSON POUBEL PIMENTA
FICHAMENTO
PEDAGOGIA DA CADEIRA
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências do curso de Capelania do Seminário Teológico Presbiteriano RDNE, como trabalho regular do bacharelado em teologia.
Orientador: Prof. Rev. Eliézer Monterio Reis
BELO HORIZONTE
2015
Introdução O autor inicia seu livro mostrando a necessidade de um ombro, de cuidadado e de abrigo Procura-se um ombro, um lugar para nos sentir seguros e felizes, onde encontramos apoio espiritual e emocional. Nos tempos de Josué haviam as cidades refúgio, uma delas se chamava Síquem, que significa: Ombro. Lá o pecador podia contar a sua história e encontrava abrigo e compreensão. Precisamos de lugares assim. Em todas as fases da vida, infância, adolescência adulta, velhice, precisamos de suporte, de um ombro, mas ele é raro.Assim é a vida: ao nosso redor existem pessoas que necessitam de ser ouvidas, e de receber nossa mão estendida, essa é a pedagogia da cadeira.
Capítulo 1 - Pedagogia da Cadeira e Capelania Pedagogia da Cadeira se refere ao ato de assentar-se e ensinar. Consiste em dar atenção personalizada a pessoas com necessidades diversas. Ela é sinônimo de capelania. Significa sentar e ouvir alguém, conquistar sua confiança, ensinar, consolar, cuidar e auxiliar ao que passa pela dor. Serve para todos, aplica-se a todas as classes, é uma abordagem individual. É o conceito teórico da prática do atendimento pessoal e sistemático àquele que precisa de assistência espiritual e que a capelania é a parte prática. É algo acessível a todos os cristãos, pois trata-se de seguir o exemplo do mestre em atender as pessoas e lhes conceder ajuda. É o trabalho do capelão que sempre deixa disponível uma cadeira vazia para que a alma necessitada sente-se,