Fichamento os 7 saberes necessarios a educação do futuro
MORIN. Edgar. Os setes saberes necessários á Educação do Futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. - 12. ed. – São Paulo :Cortez ;Brasília,DF:UNESCO,2007.
RESUMO:
Desde sempre a educação teve papel importante na formação do estudante como também na do cidadão, só que existem vários problemas na educação do século XXI. Assim o autor aborda os temas necessários a essa educação tendo em vista a mudanças nas metodologias pedagógicas existentes trazendo para o âmbito escolar a necessidade de estudar os desafios do cotidiano, para através disso possa interligar os conhecimentos sem que haja a fragmentação que é algo de difícil compreensão, sempre visando o conhecimento pertinente. Para que a educação possa ser o caminho a nova ética que o mundo está precisando, formando uma sociedade humanizada, solidaria etc. O autor é Edgar Morin, um sociólogo e filósofo francês. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), graduado em Economia Política, História, Geografia e Direito. É considerado o Pai da teoria de complexidade, defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo e valoriza o complexo.
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
“A educação deve-se dedicar, por conseguinte, á identificação da origem dos erros, ilusões e cegueiras” (p. 21)
“Daí decorre a necessidade de reconhecer na educação do futuro um princípio de incerteza racional: a racionalidade corre risco constante, caso não mantenha vigilante autocrítica quanto a cair na ilusão racionalizadora” (p. 24)
Ver que todo conhecimento pode levar ao erro e a ilusão, estudar as essências que os conduzem é uma preparação pra enfrentar-los, aprendendo com os mesmos e formando assim o conhecimento. É preciso conhecer o conhecimento, se seu processo foi a partir das características emocionais, culturais, ou seja, tudo que possa ser uma tendência que leva aos