Fichamento (metodologia científica)
2 Subtitulo: A INCERTEZA DO CONHECIMENTO
3 REFERÊNCIA: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. – São Paulo; Cortez, Brasília, DF, UNESCO, 2000.
4 Fichamento:
“Quantas fontes, quantas causas de erros e de ilusão múltiplas e renovadas constantemente em todos os conhecimentos” (p.31).
“[...] a incerteza [...] mata o conhecimento [...] é o desintoxicante do conhecimento [...]. De qualquer forma, o conhecimento permanece como uma aventura para a qual a educação deve fornecer o apoio indispensável”. (p.31).
“O conhecimento do conhecimento, que comporta a integração do conhecedor em seu conhecimento, deve ser, para a educação, um princípio e uma necessidade permanentes”. (p.31).
........................................................................................................ (p.31).
“[...] as atividades auto-observadoras devem ser inseparáveis das atividades observadoras, as autocríticas, inseparáveis das críticas, os processos reflexivos, inseparáveis dos processos de objetivação”. (p.31).
“[...] devemos aprender que a procura da verdade pede a busca e a elaboração de metapontos de vista, que permitem a reflexividade”. (p.31).
“As idéias que defendo aqui não são tanto idéias que possuo, mas, sobretudo idéias que me possuem”. (p.32).
“[...] devemos tentar jogar com as duplas possessões, a das idéias por nossa mente, a de nossa mente pelas idéias, para alcançar formas em que a escravidão mútua se transformaria em convivibilidade”. (p.32).
“Pois este é um problema-chave: instaurar a convivialidade tanto com nossas idéias quanto com nossos mitos. (p.32).
“A mente humana deve desconfiar de seus produtos “ideais”, que lhe são ao mesmo tempo vitalmente necessários [...] é preciso estar sempre alerta para tentar detectar a mentira em si mesmo”. (p.32). “Necessitamos civilizar nossas teorias, ou seja, desenvolver nova geração de teorias