FICHAMENTO METOD
FICHAMENTO: gestão empresarial e o desafio das organizações brasileiras no século XXI
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, como exigência parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Tecnólogo em Gestão Empresarial.
Orientador: Profª. Me. Alciene Ribeiro Feitoza da Silva
São Sebastião
2014
Texto: Gestão empresarial: o desafio das organizações brasileiras no século XXI
Referências:
LINHARES, João Nilo.; MORITZ, Gilberto de Oliveira. Gestão empresarial: o desafio das organizações brasileiras no século XXI. Santa Catarina: UFSC, [20--].
Gilberto de Oliveira Moritz – Administrador. Mestre em Administração e Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas. Professor do Departamento de Ciências da
Administração da UFSC.
João Nilo Linhares – Administrador. Mestre em Administração. Professor do
Departamento de Ciências da Administração da UFSC.
.
INTRODUÇÃO
O texto de Moritz & Linhares faz uma observação em relação ao ambiente das organizações caracterizado por incertezas e inovação tecnológica devido às mudanças nos campos da educação, informação e conhecimento.
O objetivo principal dos autores é ajudar os dirigentes das empresas brasileiras a entenderem melhor o quadro de imprevisibilidade e de mudanças nas organizações, fazendo assim um estudo das variáveis que formaram o passado e o presente das mesmas.
CENÁRIOS: PASSADO E PRESENTE DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS BRASILEIRAS
Destaca a empresa brasileira em seu passado recente, que era baseada na estrutura burocrática e centralizadora e sua busca era pela maximização dos lucros, onde a sobrevivência da empresa dependia do vigor interno do líder empresarial e do seu "feeling" sobre o mercado.
Os autores expõem o paradigma mecanicista, reducionista e centralizador de 1980, onde os administradores brasileiros incorporaram novas estratégias, em busca de novas tecnologias e novos instrumentos de gestão que