Fichamento marx: politica e revolução
Marx: política e revolução 2. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Wefford, Francisco. Marx: política e revolução. Coleção Clássicos da Poítica, volume II, 2002.
3. TEXTO FICHA
Marx nasce em 1818 e acompanha lado a lado a emergência da burguesia e do proletariado, assim como o surgimento do capitalismo industrial e de consolidação das nações e Estados modernos. O autor contextualiza a época em que Marx nasce descrevendo a Alemanha, como o “pequeno mundo”, tendo em Hegel sua maior influência. Em suas principais obras, faz uma crítica a economia capitalista, como também descreve a ascensão do proletariado. Para Marx, a existência de classes sociais, gera sempre uma luta entre elas.
A atualidade da revolução seria o “fundamento objetivo de todo o período e ao mesmo tempo a chave para a sua compreensão” (p.230). Seria tratar problemas habituais interligados com a totalidade histórico social, seria momentos de emancipação do proletariado. “Em 1848 Marx já esperava, uma guerra mundialPorém, já em 1850 suas esperanças em relação a revolução decaem visivelmente. Já em 1857 há rumores de que a crise estava por vir, o que conferiu grande ânimo a Marx.
Para Weffort o compromisso que Marx tem com a revolução vai além de uma ideologia, a lógica revolução estaria embutida na lógica de contradições do sistema capitalista (232). Isto dá a Marx a possibilidade de falar da teoria e pratica com uma unidade. “O materialismo histórico enquanto expressão teórica da luta pela emancipação do proletariado só poderia ser apreendido e formulado teoricamente no instante histórico em que ele já havia sido posto na ordem do dia da história em sua atualidade.” (p.232)
Deste modo, para Marx, a revolução está inscrita na história real além da vontade individual dos revolucionários, portanto está também na lógica dialética que a desvenda.
A capacidade de derrubar uma ordem e criar outra é o que define uma classe social, ou seja, descrever uma classe social é confrontá-la com sua tarefa