Fichamento - Livro "O que é Ecologia"
Autor: Antônio Lago, José Augusto Pádua
Editora Abril Cultural/ Brasiliense
1985.
O Pensamento Ideológico: da ecologia natural ao ecologismo
Ecologia pode ser considerada uma disciplina científica de movimento social, sendo notada sua crescente importância e abordagem com o passar dos anos devido ao seu impacto não só no meio ambiente, como por consequência na cultura, ciência e política.
Questões mais presentes com o passar do tempo graças aos avanços tecnológicos nocivos como a ameaça nuclear entre outros, problemas que evidenciaram o comprometimento dos recursos naturais, solicitando uma resolução e um questionamento como comunidade.
Bem menos simples quanto parece, pois a ecologia possui múltiplos enfoques, pontos de vista que chegam a um consenso, mas que tomam diferentes caminhos:
A Ecologia Natural se vale de outras ciências, estuda os sistemas naturais;
A Ecologia Social estuda a relação homem e meio ambiente, e as reações geradas um ao outro;
O Conservacionismo tem a percepção da destrutividade causada pelas ações humanas, e toma partido da conservação dos recursos naturais;
Ecologismo busca a resolução da crise ecológica pelas grandes mudanças na cultura, economia e relação homem e natureza.
Um mundo nada respirável: A crítica ecológica à civilização urbano-industrial
Na história, sempre houve casos de grande aceitação geral de ideias por grandes grupos. Com o passar do tempo, o questionamento contra estes passou a desmascarar instrumentos de dominação ocultos como ideais de progresso coletivo.
Forte ideologia atual, que abrange por influência grande parte do globo: classificação de países exclusivamente por sua produção econômica.
Não havendo contabilização de perdas não imediatas e não monetárias, levando à relação de produção valorizada a consequências não estudadas.
O crescimento econômico adota um ciclo que parece não ter fim, quando na verdade, o momento que