Fichamento livo: Carlota Joaquina na Corte do Brasil
2606 palavras
11 páginas
GERALRecorte temporal: A autora inicia seu livro fazendo um apanhado geral sobre o contexto europeu, as invasões napoleônicas, as relações de Carlota Joaquina e o projeto de transferência da corte para o Brasil, o qual ela revela ser muito anterior ao ano que é aplicado.
Critica historiográfica: sua principal critica historiográfica concentra-se na construção da imagem de D. Carlota como “o contraponto do modelo idealizado de mulher que dignifique nosso passado, e na afã de simbolizar a negação do modelo, recuperam as imagens de Carlota Joaquina, forjadas pela memória de seus contemporâneos.” (AZEVEDO, 2013. p. 20).
Diálogos historiográficos: Marc Bloch, Angelo Pereira (autor do livro D. João VI Príncipe e Rei publicado em 1854 ao qual será um dos principais referencias teóricos da autora).
Mesmo com uma ausência de referencias diretas a autores, a autora busca nas fontes produzir uma analise e confrontar elas, sem contar que a mesma utiliza ideias sem citações diretas, apenas indicando com notas de rodapé. São poucas suas criticas historiográficas a autores.
Entre as fontes podemos destacar: Correspondências privadas, relatos de viagens, documentos oficiais, cantigas e impressos.
O livro compreende, principalmente, o espaço do Brasil, Espanha, Portugal e Rio da Prata.
FICAR OU PARTIR: O DESTINO DA CASA DE BRAGANÇA
Carlota Joaquina (espanhola) lutou com “todas as forças” para não vir ao Brasil – Tinha vontade de viver na Europa com seus 8 Filhos.
A ideia de Mudança da família real para o Brasil já é bem anterior (Século XVII) – É a Aliança franco-espanhola gera instabilidade que traz de volta os debates sobre a transferência.
Carlota Joaquina – Protagonista nas negociações de paz na península desde o início (participante das negociações do tratado de Madri).
Carlota envia cartas que transmitem uma mulher forte, mas também (em outras) uma mulher vulnerável.
Colocar no Slide a Carta da Página 31.
A Vinda de Carlota Joaquina para o Brasil significava,