Fichamento José Murilo de Carvalho
Autor: José Murilo de Carvalho
Editora: Civilização Brasil
Ano de edição: 2001
José Murilo de Carvalho nasceu em Piedade do Rio Grande, em Minas Gerais, em 8 de setembro de 1939. Ele é um cientista político e historiador brasileiro, membro desde 2004 da Academia Brasileira de Letras.
Capítulo 2: Marcha acelerada (1930 – 1964) Este capítulo se inicia a partir do ano de 1930, que o autor considera como o divisor de águas na história do país. A história começou a andar mais rápida através dos avanços dos direitos sociais. Tudo se iniciou com a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Em seguida, veio a legislação trabalhista, completada em 1943 com a consolidação dos direitos trabalhistas. Os direitos políticos tiveram evolução mais complexa, pois o aís havia entrada em um período de instabilidade, alternando ditadura com períodos ditatoriais. (Pág. 87)
1930: Marco divisório A primeira república tem seu fim após a retirada do então Presidente Washington Luís do poder, que foi deposto por um movimento armado dirigido por civis e militares de três estados da federação. Foram eles: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba. A característica mais marcante da primeira república foram as oligarquias regionais, sendo elas: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Alguns fatos, com o passar dos anos foram abalando estes acordos regionais, como por exemplo, a Grande Guerra, a Revolução Russa e a Crise de 29. Estes problemas causaram grandes impactos econômicos e políticos no Brasil. (Pág. 88/89)
Ensaios de participação política (1930-1937) Esta foi uma fase de intensa movimentação política, pois houve a criação de vários grupos políticos. Grupos como operários, classe média, militares, oligarquias e industriais começaram a se formar. Houve o surgimento de partidos políticos, sindicatos e outras associações. O golpe veio em 1937, o primeiro movimento foi a deposição do governador do