Fichamento José Carlos Reis
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Departamento de História
Licenciatura em História
Teoria da História
Prof°: Almir Diniz
Equipe: Carlos Henrique; Cristhiane Barreiros; Erika Simões; Fernanda da Silva; Marco Bentes; Miguel Rebelo; Ramilly Frota; Tamilly Frota.
Fichamento de Conteúdo
REIS, José Carlos. “História da história: civilização ocidental e sentido histórico”. In: . História & Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
1) Qual o tema do texto lido?
Os caminhos do sentido histórico no Ocidente.
2) Quais os objetivos do texto?
O autor pretende produzir o levantamento e as articulações entre as diversas representações da vida e do seu sentido ao longo da história no Ocidente, de acordo como ele apontou no próprio texto.
3) Como o autor divide o argumento do texto?
O autor José Carlos Reis utiliza o método da interdisciplinaridade, pois o texto é baseado em teóricos historiadores, entre eles Le Goff, filósofos como Kant e pelo sociólogo Weber. Ele apresenta o percurso das mudanças nas maneiras de representatividade tidas como um grande esforço para o homem ocidental e dessa forma ele produz uma síntese autocrítica sobre o tema.
Metafísica e História
O tema deste primeiro texto descreve, a princípio, sobre as problemáticas metafísicas que envolveram o pensamento dos historiadores ocidentais acerca da sua própria história e identidade como “humanidade universal”. Foram as questões metafísicas como “quem somos?”, “para onde vamos”, “para que viemos e qual será nosso destino?”, “como obter a salvação?” que fizeram com que historiadores ocidentais demonstrassem preocupação com o destino de uma “humanidade universal”, sobre o “dever ser da humanidade”. Impulsionada por estas perguntas metafísicas, o Ocidente buscou generalizar tais questões como sendo questões universais para dar um sentido aceitável de si mesmo ao mundo e para