FIchamento John Bury
Arquitetura e arte no Brasil colonial, John Bury, Organização Miriam Andrade de Oliveira.
2. Autor
John Bagnell Bury nasceu em Langrige, Inglaterra, no dia 10 de julho de 1917, atualmente vive em Londres. Ele é um historiador de arte e é pioneiro no estudo da arte colonial brasileira. Estudou História Moderna em Oxford de 1935 a 1938, sua tese de doutorado foi sobre a arte barroca brasileira e Aleijadinho. Esteve no Brasil de 1947 a 1948, visitando cidades históricas para estudar o barroco. De volta à Inglaterra ministrou conferências com esse tema. Em 1972 publicou Arquitetura e arte no Brasil colonial. Algumas obras de Bury são Jesuit Architecture in Brazil (1950); estilo Aleijadinho and the Churches of the 18th Century in Brazil (1952); The Borrominesque Churches of Colonial Brazil (1955).
3. Objetivos do texto
O objetivo principal do texto é apresentar a todos a arquitetura colonial brasileira(jesuítica, maneirista, barroca), suas características, influências, representantes e seu principal artistas, Aleijadinho
4. Palavras chaves
População indígena; Maneirismo; Estilo Jesuítico; Companhia no Brasil; Humanismo
5. Resumo
Capitulo 3 – A Arquitetura Jesuítica no Brasil
O Humanismo, com os princípio da simplicidade clássica, harmonia matemática e proporções naturais, antecede o estilo maneirista, complexas ambiguidades, contenção ascética e desiquilíbrio. O qual se instaura no Brasil por meio do estilo jesuítico (composições renascentistas, frias e regulares, e representa a arquitetura do primeiro período colonial).
Esse estilo é disseminado pela Companhia no Brasil, que iniciou-se em 1949 e durou até 1759 e era responsável pela educação indígena e dos filhos dos colonos, pelo sacerdotismo. O qual são composições renascentistas, firas, regulares e representa a arquitetura do primeiro período colonial.
Portugal obtinha mais lucro com o comércio de especiarias do Oriente, de ouro e escravos da África, por isso a colônia americana esta esquecida. Até a