Fichamento - Interação entre Aprendizado e Desenvolvimento (pg. 104 à pg. 110).
Para Vygotsky o desenvolvimento real é o que a criança é capaz de fazer sozinha, pois já tem um conhecimento consolidado.
O desenvolvimento potencial determina aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar, com auxilio de alguém mais experiente.
O papel do mediador como já vimos é concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha.
“O professor deverá atuar na zona de desenvolvimento proximal. Sua intervenção é direta, pois deve ajudar a criança a avançar.” (pg. 104)
O professor precisa conhecer o desenvolvimento real da criança mas, assim avançando ela conseguirá consolidar o desenvolvimento que era apenas potencial.
Interação entre aprendizado e desenvolvimento: a zona de desenvolvimento proximal.
O aprendizado é considerado para Vygotsky, um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
O meio social-cultural é fundamental para o pleno desenvolvimento humano, a partir da interação. O mesmo ocorre na aquisição da fala. Nesse sentido Vygotsky analisa o desenvolvimento nos campos infantil individual e no escolar.
Na escola o nível que geralmente é avaliado é o desenvolvimento real, pois é quando ele é capaz de fazer sem a colaboração do outro, e que é representativo do seu desenvolvimento.
O conhecimento adequado do desenvolvimento individual envolve a consideração tanto do nível de desenvolvimento real quanto do potencial.
O aprendizado é quem