FICHAMENTO HISTORIA DA PSICOLOGIA
DISCIPLINA: HISTORIA DA PSICOLOGIA
CURSO: PSICOLOGIA
FICHAMENTO
O IDEAL CIENTIFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL
Olga de Jesus Ferreira Sales
São Luís
2013
O ideal cientifico.
Embora continuidades e rupturas marquem os conhecimentos científicos, a ciência é a confiança que a cultura ocidental deposita na razão como capacidade para conhecer a realidade, mesmo que esta, afinal, tenha de ser inteiramente construída pela própria atividade racional.
Está centrada na ideia de demonstração e prova baseada na definição ou construção do objeto do conhecimento, por meio das operações de análise, síntese e interpretação. A ciência contemporânea funda-se:
Na distinção entre sujeito e objeto do conhecimento, que permite estabelecer a ideia de objetividade, isto é de independência dos fenômenos em relação ao sujeito que conhece e age.
Na ideia de método como um conjunto de regras, normas e procedimentos gerais, que servem para definir ou construir o objeto e para o autocontrole do pensamento durante a investigação e, após esta, para a confirmação ou falsificação dos resultados obtidos. A verdade pode ser compreendida como correspondência necessária entre os conceitos e a realidade, seja como coerência interna dos próprios conceitos.
O objeto cientifico é um fenômeno submetido à analise e à síntese, que descrevem os fatos observados ou constroem a própria entidade objetiva como campo de relações internas necessárias, ou seja, uma estrutura que pode ser conhecida em seus elementos, suas propriedades, suas funções e seus modos de permanência ou de transformação.
Em outras palavras, a lei cientifica diz como o objeto se constitui, como se comporta, por que e como permanece, por que e como se transforma, sobre quais fenômenos atua e de quais sofre ação. A lei define o objeto segundo um sistema complexo de relações necessárias de causalidade, complementaridade, inclusão e