fichamento hertzberger
Nome: Viviane Batisteli
Professores: Nina e André
Capítulo 11
Até o século XIX, havia poucos edifícios públicos e os que haviam não eram totalmente púbicos, haviam restrições. O que realmente era considerado público eram os espaços ao ar livre. Com a Revolução Industrial houve uma aceleração da produção e criação de lojas de departamentos, exposições, metrô, estações ferroviárias, mercados cobertos, e com isso o crescimento do turismo.
Com o turismo os moradores tinham uma nova fonte de renda, e a razão desta fonte de renda é o comércio.
Os salões de mercados em Paris eram compostos de vastas áreas com telhados de duas águas e uma área coberta para carga e descarga, já os restaurantes em sua volta são abertos.
A expansão do transporte trouxe a necessidade de mudar o centro para outro lugar.
Em 1971 os grandes salões de aço foram demolidos eles eram utilizados para espetáculos teatrais, manifestações esportivas e eventos de grandes públicos, e sua demolição foi vista como a destruição de um espaço público que gerava muito barulho assim incomodando as pessoas que levantaram muros.
Em 1889, a Torre Eiffel foi construída para Exposição Mundial, ela não era somente um símbolo turístico, mas sim um monumento às novas ideias que surgiram no século XIX.
Já os Centros Comunitários projetados por Van Klingeren, os quais ele chamava de ágoras. Eles centros uma tentativa de sob um mesmo teto reunir todas as atividades de um centro de uma cidade.
Os Pavilhões de Exposições, utilizados para exposições mundiais, requeriam a construção de enormes salões, como o Palácio de Cristal – Londres (1851), o Grand Palais (1900), e Petit Palais em Paris, ambos ainda se encontram em pé. Os materiais utilizados nesses salões eram o aço e o vidro, eram os novos sistemas de produção e métodos de construção, assim possibilitando a construção de enormes vãos e o vidro dava ao ambiente um ar leve, iluminado e arejado (abrigo contra