Fichamento hermeneutica juridica
Quanto mais necessitamos de políticas publicas, em face da miséria que se avoluma, mais o Estado, único agente que poderia erradicar as desigualdade sociais, se encolhe!!
Tudo isso acontece na contramão do que estabelece o ordenamento constitucional brasileira, que aponta para um estado forte, intervencionista e regulador, na esteira daquilo que contemporaneamente, se entende como Estado Democrático de Direito.
E importante observar, no meio de tudo isso, que, em nosso país, há ate mesmo uma crise de legalidade, uma vez que nem sequer esta é sendo cumprida, bastando, para tanto, ver a inefetividade dos dispositivos da constituição.
Resumo pagina 27
A absoluta maioria da sociedade passa a acreditar que existe uma ordem de verdade, na qual cada um tem o seu “lugar demarcado” cada um “assume” o “seu” lugar. “Essa maioria, porém, não se dá conta de que essa “ordem”, esse” “cada-um-tem-o-seu-lugar” engendra a verdadeira violência simbólica da ordem social, bem para alem de todas as correlações de forças que não são mais do que a sua configuração movente e indiferente na consciência moral e política.
Resumo da pagina 28
O sistema cultural engendra exatamente um imaginário no qual, principalmente através dos meios de comunicação de massa, se faz uma amalgama do que não é amalgamável. Por isso, por exemplo, é possível – observe-se a relevância dessa questão no plano simbólico – que o país mantenha impunemente uma apartheid em elevadores sociais e de serviço, o que legitima o preconceito social.
Citação da pagina 28
O sistema cultural nesse caso não era utilizável, porque o preconceito estava a cima de qualquer cultura a não ser da cultura do próprio preconceito, gerado no apartheid.
Resumo da pagina 29
No Brasil, talvez por ele ter sido e talvez por ser ainda o maior sistema escravagista do mundo ocidental, a mordenização aconteceu pela metade, podemos compra o trabalho de um outro,seu serviços, mais