Fichamento: Gênero e Sexualidade – Anthony Gidden
2334 palavras
10 páginas
Fichamento: Gênero e Sexualidade – Anthony GiddensO texto discute a natureza do comportamento sexual humano e analisa o complexo caráter da sexualidade e diferenças sexuais. O estudo do gênero e da sexualidade é uma das mais crescentes e intrigantes dimensões da sociologia contemporânea.
Ser um homem ou ser uma mulher está muito além do corpo físico com que nascemos. A natureza da masculinidade e da feminilidade não é facilmente classificável, segundo os sociólogos. É complicado pensarmos que a pessoa que era “ele’’ possa se tornar ‘’ela’’, porque as diferenças sexuais são muito influentes em nossas vidas. Desde pequenos temos os conceitos de identidade de gênero com um fato dado. Porém o gênero não é algo que se limita a existir. Alguns sociólogos colocam que ensaiamos o gênero em nossas vidas o tempo todo nas interações sociais.
Diferenças de gêneros
Distinção entre sexo e gênero: os sociólogos usam o termo ‘’sexo’’para se referir ás diferenças anatômicas e fisiológicas que definem os corpos masculino e feminino, enquanto gênero, diz respeito às diferenças psicológicas, sociais e culturais entre homens e mulheres. Serão apresentadas três abordagens sociológicas diferentes sobre diferenças e desigualdades de gênero.
1. Argumentos de base biológica:
Alguns autores sustentam que aspectos da biologia humana são responsáveis por diferenças inatas no comportamento entre homens e mulheres.
Os críticos mencionam que as teorias da ‘’diferença natural’’ são muitas vezes fundadas em dados tirados do comportamento animal e bem menos em evidências antropológicas e históricas sobre o comportamento humano, o qual sofre variações ao longo do tempo e do espaço.
Apesar de não poder descartar as hipóteses de que os fatores biológicos determinam padrões de comportamentos em homens e mulheres, essas pesquisas não tiveram grande sucesso.
As teorias que apontam que os indivíduos obedecem a alguma predisposição inata negam a função vital da interação social em