Fichamento - gombrich
“A arte pictórica é posterior, e sem a primeira não seria nem mesmo concebível; isto não significa, porém, que ela seja superior. O estilo linear desenvolveu valores que o estilo pictórico não mais possui e não mais quer possuir”. (P.25)
“Cada uma delas é capaz de oferecer uma imagem perfeita do visível”. (P. 25)
“Ver de forma linear significa, então, procurar o sentido e a beleza do objeto primeiramente no contorno”. (P. 26)
“A arte linear também lida com corpos e espaços, e precisa de luzes e sombras para obter a impressão de plasticidade”. (P. 26)
“As possibilidades da arte pictórica começam no momento em que a linha é desvalorizada enquanto elemento delimitador”. (P. 26)
“Luzes e sombras transformam-se em elementos independentes que se buscam e se unem de altura a altura, de profundidade a profundidade; o todo ganha a aparência de um movimento que emana incansável e infinitamente”. (P 27)
“A visão linear distingue nitidamente uma forma de outra, enquanto a visão pictórica, ao contrário, busca aquele movimento que ultrapassa o conjunto dos objetos”. (P. 27)
“Significa que as formas isoladas têm, aqui, pouca importância; decisivo é o conjunto do quadro, pois somente nele a misteriosa interpretação de forma, luz e cor ganha efeito”. (P. 27)
“Figura e espaço, corpóreo e incorpóreo, podem unir-se na expressão de um movimento tonal independente, sem que a objetividade tenha sido prejudicada”. (P. 27)
“Quando as sombras não mais aderem às formas e, no conflito entre a nitidez dos objetos e a iluminação, os olhos sentem-se mais inclinados a se deixarem levar pelo jogo de tons e formas no quadro”. (P.28)
“O estilo linear é um estilo da descriminação visualizada plasticamente”. (P.28)
“O estilo pictórico libertou-se, de certa maneira, do