Fichamento geografia do brasil
JANEIRO
FICHAMENTO.
ALYNE PRADO;
SIBELLE LOBO.
PROFESSOR: FRANCISCO.
São Gonçalo.
2013.
ROSS, Jurandyr. Os fundamentos da Geografia da natureza. In: ROSS, Jurandyr (ORG.).
Geografia do Brasil. São Paulo: Ed USP, 2008. Pg. 15-65.
1.1 A GEOGRAFIA: DA NATUREZA À SOCIEDADE
“O entendimento da verdadeira dimensão e importância do homem como ser vivo e social passa obrigatoriamente pela compreensão das limitações que a rigidez da natureza impõe à sua existência.” (Pág. 16).
“É portando de interesse da Geografia aprender como cada sociedade humana estrutura e organiza o espaço físico-territorial em face das imposições do meio natural, de um lado, e da capacidade técnica, do poder econômico e dos valores socioculturais, de outro.” (Pág. 16).
“A organização da sociedade na agricultura e na indústria, a dinâmica demográfica, o crescimento e a organização das cidades, suas causas e consequências fazem parte da preocupação da Geografia.” (Pág. 16).
“A procura de soluções alternativas para o desenvolvimento econômico, com justiça social e racionalização do uso dos recursos naturais que atenue os impactos ambientais, é o rumo a ser perseguido pelas sociedades atuais e futuras.” (Pág. 16 – 17).
1.2 O PLANETA TERRA: UM CORPO DINÂMICO
“A superfície da Terra é o rígido suporte de apoio à sobrevivência dos homens e dos demais seres vivos. A parte superior da crosta terrestre ou litosfera que determina a superfície da
Terra é um dos componentes do estrato geográfico ao lado das massas líquidas, da baixa atmosfera e da biota.” (Pág. 17).
“Na superfície da Terra ou muito próximos dela, no interior da litosfera, encontram-se os recursos minerais e energéticos que alimentam as complexas organizações econômicas.” (Pág.
17).
“A rigidez que a superfície da Terra apresenta é apenas aparente. Na realidade, a estrutura sólida, sustentáculo das ações humanas, tem uma dinâmica que faz