Fichamento Gentil Corazza
Antonio Carlos Gil/ Gentil Corazza
Local de publicação:
São Paulo – SP
Editora:
Atlas S.A
Data da publicação:
2008
Páginas:
219
Volume:
6ª Edição
Capítulos:
1 – Natureza de Ciência Social; 3 – Pesquisa Social/ Artigo: Ciência e Método na História do Pensamento Econômico.
O livro caracteriza o quadro geral das Ciências Sociais e dos seus métodos e técnicas de pesquisa. A aplicação, a análise e a interpretação de questionários são tópicos que merecem destaque. Constitui um manual de procedimentos básicos para o desenvolvimento de pesquisas sociais, sobretudo daquelas que são definidas como levantamentos e ciência. Em síntese, a obra trata da natureza da Ciência Social, dos métodos das Ciências Sociais, da pesquisa social, da formulação do problema, da construção de hipóteses, do delineamento da pesquisa, da operacionalização das variáveis, da amostragem na pesquisa social, da entrevista, do questionário, das escalas sociais, dos testes, da utilização de documentos, da análise e interpretação e do relatório de pesquisa.
Em seu primeiro capítulo “Natureza da ciência social” do livro “Métodos e Técnicas de Pesquisa Social”, Antonio Carlos Gil aponta a importância da observação como fonte de conhecimento, apresentando diversos elementos para compreensão do mundo. Tendo esse como necessidade, desenvolveu-se a ciência.
Dessa maneira, o autor classifica a ciência em duas grandes categorias: formal e empírica, voltadas para a lógica e os processos, respectivamente. Sendo as empíricas reclassificadas em naturais e sociais.
No decorrer do tempo, inovações marcaram o campo político e tecnológico, desenvolvendo-se assim uma concepção científica do saber denominado positivismo. Essa concepção traz como principais características: o conhecimento científico é objetivo, não podendo haver influencias externas do pesquisador, é adquirido através de experimentação, é quantitativo e supõe a existência de leis que determinam a ocorrência dos