Fichamento fábio konder comparato
Tema discutido:
Discute-se os três principais tratados que deram à burguesia o poder politico e libertou, mesmo que de uma forma aristocrática, as populações das monarquias absolutistas.
O fim do absolutismo se deu de forma gradativa, mas representando enormes avanços para a época. Esses avanços foram o fortalecimento do parlamento no caso inglês, seguido do retrocesso de instituir uma religião obrigatória. A tripartição de poderes no caso norte americano e a aplicação empírica das ideias iluministas das liberdades individuais, ressaltando a subordinação do governo à vontade popular. A declaração de direitos francesa que tinha como objetivo difundir os ideais de liberdade e igualdade; o autor não despreza os imensos avanços sociais e políticos da revolução, apesar de afirmar que esta foi em boa parte comandada pela burguesia.
Idéias Centrais: O autor discorre sobre a história dos direitos humanos a partir da análise de leis e tratados promulgados e prescritos ao longo da história, dentre os quais convém salientarmos a Bill of rights, a Declaração de independência dos Estados Unidos e a Declaração de direitos do homem e do cidadão.
• Bill of rights: Sucedeu a Revolução Gloriosa, sendo uma forma de contrato do povo com os novos soberanos após a deposição de Jaime II. Por meio da qual, o rei não podia mais legislar ou criar tributos. Criou garantias especiais para a manutenção do parlamento,bem como institucionalizou a separação de poderes. Não constitui uma declaração de direitos humanos, mas protege direitos fundamentais da pessoa humana. Favoreu a burguesia na medida em que criou condições para o estabelecimento da revolução industrial. A despeito de criar diversas liberdades promulgou uma religião oficial, o que causou discórdias entre cristãos e protestantes. • Declaração de Independência: Assinada em 1776 preconizava a defesa das liberdades individuais, bem como a submissão dos poderes governamentais ao consentimento