Fichamento Freund
Tradução de: Sociologia de Marx Weber
“… uma das características de seu pensamento consiste de um lado na dispersão metodológica, científica e filosófica que acredita poder renunciar a qualquer núcleo central, e de outro no espetáculo de todos os antagonismos possíveis, irredutíveis em princípio a qualquer sistema.” (p.9 / 1º parágrafo).
“… a racionalização suscita no homem uma atitude negativa de preguiça e de puro pragmatismo.” (p.110 / 1º parágrafo).
“… A racionalização mais avançada é incapaz de vencer os conflitos que surgem da multiplicação das avaliações e dos fins possíveis, pois é impossível identificar uma vez por todos em uma doutrina definitiva a verdade, a justiça, o bem, a beleza, a igualdade e a utilidade.” (p.110 / 2º parágrafo).
“… No que se refere ás questões econômicas e sociais e a outras, demonstrou ele uma curiosidade sem limites, fundamentada em um saber quase enciclopédico […], continuarão a inspirar as estruturas sociais novas que os homens podem implantar para si mesmos.” (p.111 / 1º parágrafo).
“… Para WEBER, é preciso entender por economia no sentido específico do termo a relação humana que tem por base uma necessidade […]. Na medida em que um comportamento se orienta de acordo com esse estado de coisas, ele é chamado econômico.” (p.112 / 1º parágrafo).
“… a economia não exprime somente uma relação humana, mas sim também social. Neste sentido ela implica além disse […] o atendimento das necessidades sob as formas de provisão, do ganho ou, mais geralmente, de um poder capaz de dispor bens.” (p.112 / 1º parágrafo).
“… trabalho e seu produto. Consiste na exploração da limitação dos bens e dos atos, para extrair um ganho ou uma vantagem capaz de garantir a livre disposição desses bens. A economia é, pois, uma relação social desde