Fichamento Freud
FICHAMENTO DO LIVRO
TEORIA DA PERSONALIDADE
FREUD, Sigmund
Licenciatura em Educação Física
Juazeiro do Norte – Ceará
2014
Instintos ou Pulsões
Freus criou o conceito onde os instintos são os elementos básicos da personalidade , motiva e impulsiona o comportamento e dita seu rumo. Os instintos ligam as necessidades do corpo com os desejos da mente.
O corpo apresenta uma necessidade e gera uma excitação fisiologica ou energia que a mente transforma em desejo, o instinto que impulsiona a satisfazer a necessidade. Necessidade gera tensão, a meta do instinto e satisfazer a nessecidade e se livrar da tensão. Os instintos sempre influenciarão nosso comportamentoSegundo Freus, na busca da satisfação podemos percorrer trilhas diferentes ou deslocar a energia e usar objetos substitutos.
Tipo de instintos
Instinto de vida, voltado a sobrevivencia do indivíduo e de todos suprindo a necessidade básica de comida, água, ar e sexo. Sendo o libído a energia que move o ser aos pensamentos prazeirosos e o sexo a nossa motivação básica.
Instinto de morte, sobre o desejo inconsciente de todos à morte, à degeneração, destruição e agressão, sendo o impulso agressivo a compulsão de destruir, subjulgar e matar.
Nesse contexto, as ideias do autor são direcionadas a levar o ser humano a refletir sobre sua personalidade, que, segundo ele, todo comportamento depende de como direcionamos nossos desejos. (Teoria da personalidade, cap.05 – pag 44).
Entendi que mesmo com a vida em sociedade, existem desejos e instintos que determinam nosso comportamento, que nosso corpo responde e procura a realização dessas vontades a qualquer custo, sendo elas positivas ou negativas, o que importa é a realização e a satisfação.
Os Níveis da Personalidade
O autor define a personalidade em três níveis: o consciente - estamos cientes de tudo ao nosso redor, no nosso cotidiano, mesmo sendo considerado por Freud um aspecto limitado