Fichamento Formatado Violencia Domestica
As principais representações da violência são objetivadas como frequente, desarmônica e depreciativa. A mulher na maioria das vezes manifesta reações pela violência sofrida com passividade, vergonha, decepção, culpa e sofrimento.
A mulher percebe o homem autor da violência como doente/dupla personalidade, incorrigível ou digno de pena. As principais origens da ação violenta advêm de ciúme, poder e histórico familiar, apontando ancoragens sociais no poder masculino e submissão feminina construída ao longo do tempo.
As principais consequências da violência são o trauma, o desamor e a insensibilidade, provavelmente diminuindo seus índices de qualidade de vida e inserção social.
Em relação às perspectivas para o futuro, foram encontradas perspectivas de mudar o agressor: esperam realização pessoal, esperam sair do ciclo de violência e se dedicarem aos filhos, apontando para representações "mágicas", com pouca percepção da real situação em que vivem, muitas vezes podendo até levar à morte da vítima por seu parceiro.
É recomendável que, para maior abrangência do assunto, futuramente seja estudado o fenômeno observando a variável do tempo de relacionamento, tempo de exposição da vítima à violência psicológica ou emocional.
Um diferencial nas características desta pesquisa é a amostra buscada em Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher; percebem-se, ainda, poucos estudos no Brasil nessas unidades de atendimento. Destaca-se a abertura e modelo de tratamento diferenciado nessas instituições, o que facilita aspectos metodológicos.
Mais estudos nacionais com a perspectiva aqui abordada poderiam contribuir com a comunidade científica e acadêmica no sentido de produzir melhores e maiores conhecimentos da subjetivação do fenômeno da violência doméstica contra a mulher. Sendo assim, esses novos achados poderiam