fichamento Filme Al Gore
CURSO GEOGRAFIA - LICENCIATURA
Alunos: Amanda Pott - 3º ano Geografia – Geografia física III
Profº João Vitor Pacheco Gomes
Resenha:
Documentário “Uma Verdade Inconveniente” – Al Gore - Direção: Davis Guggenheim. EUA, 2006.
Al Gore que já foi candidato a presidência dos Estados Unidos é o protagonista do documentário “Uma verdade inconveniente”,no qual discorre sobre os problemas quanto aquecimento global, alertando e apresentado dados de estudos que refletem o futuro do planeta terra e as conseqüência de nossas ações ao longo da historia da humanidade.
O principal ponto de sua apresentação é chocar o publico e o mundo com imagem e gráficos referente a fenômenos naturais extremos como sinais do desequilíbrio do planeta.
Utilizando de recursos audiovisuais, apresenta de forma clara os produtos obtidos das diversas pesquisas realizadas por diversos países e locais do planeta, dados científicos imagens e vídeos de fenômenos naturais recentes são apresentados correlacionando-os as atividades exercidas pelo homem e seu estilo de vida atual.
Neste documentário o homem é exposto como principal causa do aquecimento global, apresentando os países que mais poluem o meio ambiente, os que se preocupam e os que escondem a verdade, assim como empresas e indústrias que causam poluição intensiva no meio, tratando com veracidade o tema. Al Gore trata diretamente do modo com o qual o efeito estufa é intensificado, por conseqüência do dito progresso tecnológico, apresentando as conseqüências do excesso de gases chamado de gases de efeito estufa na atmosfera, atribuído particularmente à queima de combustíveis fosseis e o desmatamento. Discorre também sobre a importância dos estudos realizados, como argumento sobre a questão, pois, mesmo com tantos estudos e provas sobre a interferência antrópica, ainda existe quem discorde ou duvido do que está acontecendo. O documentário apresenta dados chocantes, com o objetivo de sensibilizar e argumentar