FICHAMENTO evolução do direito
Na visão histórica, é percebido já na civilização egípcia, um florescimento do nascimento ou declaração do direito, que virá a influenciar o direito romano, este ultimo se deixará ser influenciado pelos povos dominados. A evolução cronológica de sistemas jurídicos tem por característica a necessidade de regular as formas de convívio social, e floresce consoante a cultura. A evolução do direito se dá também em função à evolução do povo e sua cultura. Quando duas culturas se relacionam, o direito nascido do primeiro povo contrasta com o segundo povo, daí resultando num terceiro direito. Além de evoluir, está atrelado a uma cultura, a um povo e a um território, e em conseqüência, aos costumes ali praticados que geram um padrão de conduta.
O autor, ao longo do livro enfatiza que o direito está sempre atrelado ao espaço, ao tempo e à uma cultura, não conseguindo se dissociar nunca destes. Explicando uma à uma, tomemos por inicio o espaço, está atrelado a esse pelas fronteiras geográficas, depois do tempo, por não ser, nem poder ser imutável, e por fim, ligado à cultura por refletir o pensamento de um povo e definir seus padrões de conduta.
Ele explica que diferente das outras ciências, que são aplicáveis universalmente, no direito não é possível por ser determinado pelos costumes que vigoram nas diversas culturas existentes. As diferentes formas como o direito se apresenta será enriquecedora para a ciência, principalmente por permitir a comparação das experiências que funcionam e que podem auxiliar a evoluir o direito.
Para entendermos o pensamento jurídico sobre