Fichamento - Estudo do desenvolvimento humano
1.1 O estudo do desenvolvimento humano (p.23-63)
O estudo do desenvolvimento da criança é aquele que analisa a mesma a partir do momento de sua concepção em relação a mudanças físicas, cognitivas e psicossociais.
1.1.1 Primeiras investigações (p.24-25)
O que acontece se formos criados isolados da sociedade e de qualquer pessoa que esteja inserida nesta? Questão levantada no caso de Victor, o menino selvagem de Aveyron que havia vivido sozinho na selva até os seus 12 anos de idade até que encontraram-no e utilizaram-no para tentar responder questões como essa.
Os primeiros a examinar o menino diagnosticaram-no como deficiente mental, sobretudo Jean-Marc Itard discordou deste diagnóstico pois aclamava que se o menino havia sobrevivido na selva desde bebê sozinho, este já era um sinal de que ele não era incapacitado e que o mesmo só pareceria ser deficiente por ter vivido isolado da sociedade a sua vida toda.
Itard elaborou diversos procedimentos experimentais de treinamento para Victor para provar sua teoria de que o ambiente social é o responsável pelo desenvolvimento das crianças.
Os experimentos consistiam em tentar ensinar Victor a falar, caracterizar objetos, a raciocinar. O menino teve um grande avanço no começo, porém não alcançou os objetivos que Itard esperava, por conta disso, após 5 anos de trabalho intenso, desistiu de seu experimento. Sobretudo, é a partir destas experiências de Itard que se marca o começo da ciência da psicologia do desenvolvimento.
1.1.2 A ascensão de uma nova disciplina (p.25-28)
Neste momento ainda não existia uma ciência específica chamada psicologia do desenvolvimento, porém, o interesse nas crianças aumentava cada vez mais entre os reformadores sociais e os cientistas.
A educação foi disseminada na época da Industrialização europeia e norte-americana; as escolas públicas foram criadas para, principalmente, supervisionar o desenvolvimento das crianças; quando a