Fichamento Espetaculo Das Ra As Cap
Direito – Noite
Metodologia da Pesquisa Cientifica
1º período – Turma D
Rivaldo da Cruz Soares Neto e Vander Luís Ismerim Cavalcante
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Diferença e Desigualdade: As doutrinas raciais do século XIX. In: O espetáculo das Raças. Companhia das Letras, 1993. P. 43-66.
Dados do Autor: Lilia Moritz Schwarcz nasceu em 1957, em São Paulo. É antropóloga e professora titular do Departamento de Antropologia da USP e da Global Scholar na Universidade de Princeton (EUA). Possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo, USP (1976-1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual em Campinas, UNICAMP (1961-1966) e doutorado em Antropologia Social pela universidade de São Paulo, USP (1987-1993).
Objetivo: Promover um Balanço das diferentes teorias raciais produzidas durante o século XIX, além de explicar hipóteses do surgimento da sociedades, tendo assim explicado a visão monogenista, antropologia criminal e o poligenismo.
Objetivo especifico:
- Explicar a introdução no cenário brasileiro de teorias de pensamento até então desconhecidas, tais como o positivismo, o evolucionismo e o darwinismo.
- Descrever sobre a capacidade singular e inerente a todos os homens de sempre se superarem.
- Esclarecer o surgimento de hipóteses que tentavam apurar o surgimento da sociedade, tendo como exemplo o monogenismo que congregou a maior parte dos pensadores que conformes às estruturas bíblicas acreditavam que a humanidade era una.
- Analisar profundamente as visões idílicas de pensadores como Rousseau, Buffon e De Pauw, tendo esses se destacado por fazerem uma visão negativa da America, de um lado Buffon com sua tese da “Infantilidade do continente” e do outro
Fontes: Referencias bibliográficas, literatura cientifica, textos, documentos, artigos da área, e imagens pictóricas.
Metodologia: (DUVIDA)
Conceitos gerais: “Buffon e De Pauw eram apontados como grandes influências quando se tratava de justificar diferenças