Fichamento emma matheus

696 palavras 3 páginas
Fichamento: “De quem é o desejo? A reconstrução do desejo na anoréxica” – Marília Regina de Batista Colucci. In.: Revista Brasileira de Psicanálise, vol 38 (2): 285-307, 2004.
Francisco Matheus Machado de Barros – 2011046607

A autora trabalha a relação analítica em um caso de anorexia, em que a paciente não desejava e vivia em função do desejo dos pais e o desejo da analista. Diante disso, a paciente apresentava uma aparente passividade diante dos pais e a analista (vista como representante dos pais), mas ao mesmo tempo controlava e direcionava agressividade ao setting analítico, bem como a si própria. Colucci entende a dificuldade de desejar da paciente por sua entrada na pré adolescência, fase essa que é caracterizada por uma estrutura mental precária por não ter condições de suportar o conflito entre as pressões internar e externas.
O fato de a paciente anular o seu desejo foi entendida como o investimento da paciente em responder o desejo de cura dos pais. Renata (a paciente) estava entrando na pré adolescência, que é caracterizada por uma irrupção pulsional que ameaça romper o equilíbrio que até então pautava o funcionamento psíquico desse sujeito. Caso essa irrupção pulsional seja contida tem como conseqüência um estado de desvitalização. Havia também em Renata uma aderência masoquista à pulsão de morte. Dessa forma, a impossibilidade de viver esse momento de vida diante da ameaça de morte presente fazia trasbordar por seu corpo as suas dificuldades emocionais.
“Neyla França (2001) postula que as “anoréxicas porvêem de famílias com dificuldades de resolver seu conflitos e mães com problemática de separação-individualização” e que “o evento desencadeante é a erupção de um acontecimento que rompe o equilíbrio familiar, e que representa uma ameaça à perda de controle e auto-estima”. Como dito anteriormente, percebe-se na relação de familiar da paciente em questão.
Renata chega para atendimento por uma demanda de seus pais, já a que menina corria risco de

Relacionados