Fichamento: Em busca de um teatro pobre
JERZY GROTOWSKI (Polônia)
. Prefácio, por Peter Brook .
- Teatro de Grotowski = Teatro Laboratório = Centro de Pesquisa. Trabalho não-verbal. Gesto é executado pelo espírito e corpo como um todo. Para ele, a representação é um veículo.
- Intensidade, honestidade e precisão.
. Em Busca de um Teatro Pobre .
- Seu teatro tenta evitar o ecletismo e resistir ao pensamento de que o teatro é uma combinação de matérias. A produção é uma investigação do relacionamento entre ator e plateia. Considera a técnica cênica e pessoal do ator como a essência da arte teatral.
- Eliminar o lapso de tempo entre impulso interior e reação exterior, de modo que o impulso se torna já uma reação exterior. O caminho do teatro de Grotowski não é um acumulo e coleção de técnicas, e sim erradicação de bloqueios.
- Treinamento físico, vocal, plástico tentam guiar o ator à correta concentração. O estado necessário da mente é uma disposição passiva a realizar um trabalho ativo, não um estado pelo qual “queremos fazer aquilo”, mas “desistimos de não fazê-lo”.
- Artifício = articulação de um papel por meio de símbolos. O “gesto significativo”, não gesto comum, é para nós a unidade elementar de expressão. – em determinados estados (alegria extrema, terror) o homem não se comporta naturalmente. O comportamento natural obscurece o impulso puro.
- Dois conceitos: teatro pobre e a representação como um ato de transgressão.
- Teatro Pobre: eliminação gradual de tudo que é supérfluo (cenografia, iluminação, figurinos). O teatro só não pode existir sem a relação espectador-ator. Esta ideia desafia a noção de teatro como síntese de disciplinas criativas (literatura, pintura, iluminação...). Este “teatro sintético” é o teatro contemporâneo, o qual chamamos de “Teatro Rico” – rico em defeitos. – “Teatro Total”
- No teatro pobre, se renuncia a uma área determinada para o palco e plateia. Para cada montagem, é determinado um novo espaço para atores