Fichamento "El Clima como Fator Modificante"
OLGYAY,Victor. IN; ARQUITECTURA Y CLIMA; EL CLIMA COMO FACTOR MODIFICANTE; MANUAL DE DISENO BIOCLIMÁTICO PARA ARQUITECTOS; EDITORA GUSTAVO GILI S.A.; BARCELONA, SPAIN, 2006.
2. PALAVRAS CHAVE
Clima, arquitetura, materiais, temperatura e conforto.
3. RESUMO O texto aborda a temática do clima e a importância de sua consideração na arquitetura. O autor comenta os principais efeitos de cada fenômeno na natureza como chuva, radiação/luz, vento, temperatura (quente e seco, quente e úmido, frio) e umidade. Ele inicia o texto com um leve questionamento a respeito da consideração levada do clima nas construções primitivas e a habilidade de tratar cada problema climático com pouquíssimos recursos a fim de obter o máximo de conforto. O autor cita também a situação atual dos homens, comentando o fato de que muitas vezes o ser humano acaba ignorando o clima e instala o ar condicionado, sem pensar nas consequências que isso trás para os edifícios e a cidade. É ressaltado no texto a importância de estudos sobre as condições climáticas (que variam de lugar pra lugar) e as soluções encontradas na utilização de certos materiais para combater cada situação.
4. CITAÇÕES
"O principal aspecto a examinar é a surpreendente habilidade dos construtores primitivos e camponeses ao tratar os problemas climáticos e sua habilidade ao usar recursos mínimos para obter o máximo de conforto" (página 111)
"Estes construtores e artesãos aprenderam a resolver problemas de forma colaborativa com a natureza" (página 112)
"Quanto mais extremas são as condições climáticas, mais limitada e fixa será a forma e haverá menos variação do que poderia ser chamado de funcionalismo climático e, por consequência, menos possibilidade de escolha." (página 114)
"Essas habitações não são soluções individuais e sim soluções de um grupo que representa uma cultura e sua resposta as características de uma região – seu clima em geral e seu microclima, seus materiais típicos e sua