Fichamento Educa O Jesu Tica
Curso: História
Disciplina: História da Educação
Professora: Marli de Oliveira Costa
Acadêmico: José Victor Pereira
Data: 25/05/2015
Fichamento de leitura: PAIVA, José Maria de. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 43-59.
Para se estudar com exatidão a educação jesuítica no Brasil colonial, é necessário uma profunda inserção na atmosfera social e nos costumes vivenciados na época. De nada adianta ter acesso e pesquisar dados frios de metodologia e técnicas de ensino, sem ter consciência da realidade vivenciada pela nova sociedade, que nascia em meio ao crônico estado de guerra entre os colonizadores portugueses e os nativos. E como fiscais e legitimadores desses novos costumes sociais, que fugiam da ortodoxia religiosa cristã, que os colégios jesuítas surgiram e se colocaram como mecanismo de manutenção, quando necessário, da ordem vigente. E de legitimador de novos aspectos que surgiriam em meio as necessidades do novo sistema mercantil.
"O colégio, contudo, era o grande objetivo, porque com ele preparariam novos missionários." (Pág 43)
"Pelas letras se confirma a organização da sociedade." (Pág 44)
"É importante assinalar que os portugueses colonizadores só tinham uma visão de sociedade, visão esta que se realizava na sua sociedade e , portanto, tendo-a como modelo, agiam segundo ela em seu relacionamento com as demais culturas." (Pág 44)
"O colégio jesuítico em terras brasílicas: baluarte erguido no campo de batalha cultural, cumpria com a missão de preservar a cultura portuguesa." (Pág 44-45)
"A história de nossa colonização está farta de exemplos, mostrando como a relação cotidiana, para portugueses, índios e africanos, se marcava pelo clima de defesa/ataque, condição de sobrevivência." (Pág 46)
"Ir à guerra implicava risco de vida. Mais ainda, ensinava aos portugueses o desvalor da vida." (Pág 46)
"Pelos principais e, agora,