Fichamento Economia do Trabalho
CENTRO DE HUMANIDADES III
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
MATHEUS FELIPE FERREIRA DE SOUSA
FICHAMENO DO TEXTO “ O PERFIL DA FORÇA DE TRABALHO BRASILEIRA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS. ”
FORTALEZA
2015
Economia do Trabalho
Texto: O perfil da força de trabalho brasileira: trajetórias e perspectivas.
INRODUÇÃO
A quantidade da força de trabalho [...] depende de três fatores: o tamanho da sua população residente; a estrutura etária dessa população; e a disposição ao emprego dessa população dado o nível dos salários pagos [...].
O objetivo deste trabalho é discutir três fatores que têm contribuído de maneira decisiva para as mudanças observadas no perfil da oferta de força de trabalho brasileira ao longo dos últimos 30 anos e analisar algumas de suas implicações para as próximas décadas. [...] este artigo defende que o perfil (quantitativo e qualitativo) da oferta de força de trabalho no Brasil tem sido afetado principalmente por três macrotendências: i) a transição demográfica pela qual vem passando o país, [...]; ii) o aumento da escolaridade da população; e iii) a tendência de maior destaque da população feminina [...]. As próximas três seções buscam apontar como cada uma daquelas três macrotendências tem contribuído, separadamente, para as mudanças no perfil da oferta de força de trabalho brasileira e suas perspectivas.
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
A transição demográfica é um processo caracterizado, em linhas gerais, pela transição de uma situação em que ambos os níveis, de fecundidade e de mortalidade, se encontram relativamente altos (1ª etapa), para uma situação em que ambos os componentes se encontram em níveis relativamente baixos (4ª etapa). A segunda etapa dessa transição é marcada por um ritmo mais acelerado de crescimento populacional em função da queda nos níveis de mortalidade conjugada a uma manutenção de níveis de fecundidade ainda relativamente altos.
[...] o Brasil já passou