fichamento eca
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
ALUNO
TATIANE DANIELLE PEREIRA CALAFELL ROIG
TURMA
DIREITO 5°/NOT
FICHAMENTO
O cidadão de papel
PARIPIRANGA/2014-1
1. (DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel. A infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil SP, Ática, 2001.)
Gilberto Dimenstein, é paulistano e nasceu em 1956. Jornalista que passou pelo O Globo, Jornal do Brasil, Correio Brasiliense e Folha de S. Paulo, além das revistas Veja e Visão.
Ganhou o prêmio Esso e dois prêmios Libero Baldaró de Imprensa. Reportagens que se transformaram em livros:
1 - Meninas da Noite
2 - A República dos Padrinhos
3 - Conexão Cabo Frio
4 - O Complô Que Elegeu Tancredo
Disponível: http://www.livronautas.com.br/ver-autor/671/gilberto-dimenstein
RESUMO DA OBRA
É um descaso total nos Pais em que vivemos e nos deparamos com tamanha violência, filhos matando pai, mãe sendo violentada por filho; realmente a droga esta tomando conta das nossas crianças e jovens, os assassinatos cada dia que passa torna-se uma coisa banal e normal, milhares de crianças e adolescentes morrem nas ruas, por policias, bandidos, pistoleiros, fazendeiros, ou grupo de extermínio.
Estamos numa sociedade, que as crianças precisam ter direito de igualdade, proteção, nacionalidade, alimentação, educação, amor, lazer, proteção e crescer dentro de uma sociedade que tenha um espírito solidário.
Estamos em um mundo que as nossas crianças vivem apavoradas, com tiroteio, ladrão, sequestradores e outras coisas mais o nível de violência é tão alarmante que o Brasil vive uma guerra civil, uma pesquisa realizada pelo ministério da saúde em 1990, revela que os dados de assassinatos são realmente assustadores são mais de 26 mil assassinatos por ano, a policia atirar para matar, os tiros são letais e a queima-roupa na cabeça, isso ocorre devido à falta de impunidade que aliada da violência que é a causadora disso tudo. A Paz social está provado que a violência só gera