Fichamento ead
REFERÊNCIA
Eduardo Chaves, Tendências Pedagógicas e a Educação a Distância.
OBJETO
Educação a Distância.
OBJETIVOS:
Caracterizar a distinção entre as megatendências: A educação como um processo de socialização e aculturação e a educação como um processo de desenvolvimento humano com ênfase no indivíduo;
Discutir as implicações das duas megatendências para educação a distancia.
METODOLOGIA
A construção do texto está alicerçada na fundamentação teórica filosófica na qual, o autor classifica as tendências pedagógicas ou megatendências, para tanto foram consultados alguns autores como, por exemplo: Octavi Roca, Paulo Freire, Peter Senge, Émile Durkheim, Seymour.
FONTES
PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 253p. (Comunicação e informática)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 218p. (O mundo, hoje, 21)
DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 10 ed. Tradução de Lourenço Filho, São Paulo: Melhoramentos, 1977. p. 41.
PRINCIPAIS CONCEITOS
O autor a grosso modo, ver a educação como dois processos na qual a primeira é estudada como processo de socialização e aculturação de crianças, a segunda como um processo de desenvolvimento humano, focando no individuo. Esses processos se refletem na educação a distância em, respectivamente dois modelos: o ensino a distancia e a aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO AUTOR
O autor privilegiou a abordagem filosófica para classificar as tendências pedagógicas existentes na história da pedagogia, ou seja, agrupou em grandes categorias as megatendências para poder justificar as teorias da educação.
COMENTARIO PESSOAL
O texto apesar de se estruturar de forma filosófica, tenta trazer diversas tendências pedagógicas em duas megatendências, e apesar do próprio texto deixar claro que dará um maior foco na segunda tendência: que ver a educação como um