Fichamento Durkheim - Etapas do pensamento sociologico
ALUNO: JOÃO MARCELO CONFORTE DE MELLO
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
PERÍODO: 1° SEMESTRE
TURNO: MATUTINO
Durkheim afirma que existem dois tipos de solidariedade : a mecânica e a orgânica. Entende-se por solidariedade mecânica aquela onde os indivíduos de determinada sociedade estão agrupados por semelhança,ou seja,eles se diferem pouco uns dos outros. Esse semelhança pode ser percebida através de sentimentos,valores e objetivos equânimes.
O contrário de solidariedade mecânica seria a orgânica onde há grande variabilidade de indivíduos,ou seja,eles não se assemelham. Em sociedades que adotam esse tipo de solidariedade ocorre uma maior divisão social do trabalho,via de regra. Porém não quer dizer que em sociedades onde há grande divisão do trabalho ocorram perda da estrutura segmentária que pode ser mantida em grande parte pela tradição nela presente.
Outro conceito exposto pelo autor é o da consciência coletiva,que se assemelharia ao que é chamado hoje de senso comum. A consciência coletiva atua como forma de controle social,onde em sociedades dominadas pela solidariedade mecânica ela tem estrita relação com a consciência individual já que os indivíduos são semelhantes e já tem por si só o mesmo pensamento.
“Quanto mais forte a consciência coletiva,maior a indignação com o crime,isto é,contra a violação do imperativo social. “
Durkheim traz uma das ideias mais fundamentais de toda sua carreira : a definição de sociologia como a prioridade do todo sobre as partes. Ele traz a necessidade de explicar os fenômenos individuais por meio da coletividade e não a coletividade pelos fenômenos individuais.
Também traz um novo conceito para o crime,como sendo um ato proibido pela consciência coletiva e cabe ao direito repressivo ( algo como o atual direito penal ) tomar as devidas providencias para a aplicação das sanções que servem para reparar o sentimento de todos.
A sociedade moderna não é contratualista,pois se assim fosse