Fichamento: Documentos de Identidade'
ED1M3
Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo
Tomaz Tadeu da Silva
Ideia Central
Teoria do currículo
Ideias Secundárias Currículo; Teoria; Discurso.
Frases
“As definições de currículo não são utilizadas para capturar, finalmente, o verdadeiro significado de currículo, para decidir qual delas mais se aproxima daquilo que o currículo essencialmente é, mas, em vez disso, para mostrar que aquilo que o currículo é depende precisamente da forma como ele é definido pelos diferentes autores e teorias”
“A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. De uma forma mais sintética a questão central é: O quê? Para responder a essa questão, as diferentes teorias podem ocorrer a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade.”
“Da perspectiva pós-estruturalista, podemos dizer que o currículo é também uma questão de poder e que as teorias do currículo, na medida em que buscam dizer o que o currículo deve ser, não podem deixar de estar envolvidas em questões de poder. Selecionar é uma operação de poder.”
“As teorias do currículo estão situadas num campo epistemológico social. As teorias do currículo estão no centro de um território contestado.”
“Como vimos, uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade.”
Análise Tomaz Tadeu da Silva traz algumas questionamento importantes logo no início do texto, fazendo assim os leitores a pensarem a respeito do tema proposto antes mesmo de expor seus argumentos, o que torna a ideia de “conversa” com o público muito forte. Outro ponto importante no trabalho de Silva é o contexto histórico, colocando logo no início do texto o discurso curricular de Bobbitt, de 1918, mostrando a sua perspectiva sobre o assunto e norteando assim todo o debate sobre o currículo. Sobre o que é