Fichamento do texto "A LUSOFONIA E UMA CONCEPÇÃO DE POLÍTICA LINGUÍSTICA" Nancy dos Santos Casagrande Neusa Barbosa Bastos
1146 palavras
5 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULONOME: Priscila Luz Gontijo Soares
RA: 00095326
Turma: NXA7
Professora: Maria Ignez
Disciplina: Seminário de Pesquisa e Identidade Nacional
SEMINÁRIO 5
"A LUSOFONIA E UMA CONCEPÇÃO DE POLÍTICA LINGUÍSTICA"
Nancy dos Santos Casagrande
Neusa Barbosa Bastos
CONCEPÇÃO DE POLÍTICA LINGÜÍSTICA
Temos em Calvet (1996) a concepção de política linguística como uma relação imposta pelo estado a um determinado povo. Segundo o autor, é o poder político que privilegia esta ou aquela língua, quando de sua imposição a uma comunidade.
Planificação linguística: as intervenções sobre as línguas, no que se refere à promoção de línguas, isto é, à criação de programas de revitalização, manutenção, escrituralização, criação de escolas bilíngües e de legislação específica para a questão das línguas, estando aí atrelada a questão dos direitos e do patrimônio lingüístico.
Se o Estado é o responsável pela imposição da língua, temos nessa situação, a imposição de uma nova identidade, que se concretiza quando a tal língua imposta acaba por consolidar-se no processo de nacionalização de um grupo. A partir daí, temos a formação de uma sociedade que entrelaça Língua e Política.
As discussões sobre política linguística ultrapassam os muros acadêmicos. Devemos considerar as questões de língua ligadas também, aos instrumentos tecnológicos regentes à linguagem - entendamos aí o processo de gramatização: gramática e dicionário - e à relação com a história do povo que fala. Nesse sentido, quando se trata dessa relação língua e história-linguística-cultural lusófona de cinco séculos, nos contextos em que se fala a Língua Portuguesa, juntamente com os demais países de língua oficial portuguesa, há toda uma gama de variações.
AS VARIAÇÕES
A variação é primordialmente estilística e caracteristicamente identificada por meio de designações de variedades coletivas supranacionais (LÍNGUA PORTUGUESA), nacionais (PORTUGUÊS DE