fichamento do texto a invenção politidade de F. Wolff
1820 palavras
8 páginas
A INVENÇÃO DA POLÍTICAFrancis Wolff
A invenção da política tão perigosa, quanto falsa vem da Grécia onde surgiu os primeiros pensadores e historiadores políticos. Todos os povos vivem politicamente. A partir do momento em que houve humanidade em alguma parte da terra, houve política.
A política não é característica de uma sociedade particular, mas do homem em geral, foi a sociedade particular grega.
Platão explica a vida política a partir da insuficiência dos homens para satisfazerem as necessidades próprias e da divisão o trabalho. Já Aristóteles vê no homem um “animal político” por definição, isto é, um ser que vive naturalmente em comunidades políticas e que não pode ser feliz senão nessa vida com seus semelhantes.
A invenção da política segundo os gregos é de natureza em geral ou à natureza do homem. Não existem inventores do político, ele está na natureza do homem, que o inventou. Os homens sempre viveram politicamente como é o caso dos índios do Brasil de antes da descoberta.
É preciso romper com essas imagens para compreender a essência do político e sua ligação com o humano em geral. Sem a política o homem estaria vivendo como a maioria dos animais ou em casais erráticos que se formariam de maneira mais ou menos sazonal, que sabe em pequenos grupos familiares mais ou menos estáveis. Mas esse não é o caso, sempre existe uma comunidade que inclui, existem comunidades políticas. O homem que vive politicamente é de fato não poderia viver fora dos laços que unem a essa comunidade que transcende as relações biológicas.
Os homens não vivem na comunidade como um peixe na água. Eles vivem todos e sempre de modo político, mas isso não quer dizer que tal aconteça sem esforço nem coerção. E viver politicamente é isso. É como se a natureza os obrigasse a viver contra a sua natureza. E essa dupla natureza é o político.
Em uma comunidade que não existisse a política seria um lugar imaginário onde os homens poderiam viver sem a obrigação do trabalho e sem