Fichamento do texto muito alem das sensações
O texto começa afirmando que não temos apenas 5 sentidos e afirma que o numero de sentidos vai depender de como dividimos os sistemas sensoriais. Uma das possibilidades e classificar segundo a natureza dos estímulos, assim teriam apenas três tipos: Mecânico(tato e audição) Luminoso(visão)e químico(gustação e olfação).Esses grupos de sensações exigem sistemas sensoriais bem diferentes. Algo que se devolve na língua, produz um aroma que penetra no nariz e se encaixa em um receptor não tem nada a ver com o movimento de uma célula pilosa no ouvido no ouvido interno ou com um fóton que atinge a retina.
Escuta Seletiva
Estamos cientes de nossa capacidade de sentir as variações de temperatura e de pressão, a posição das articulações(propriocepcao), o movimento corporal(cinestia),o equilíbrio e outras sensações, como sede ou estomago vazio. Porem existem outros sistemas de monitoração, que nunca saberemos.Mas poderíamos definir "sentido" como um sistema formado por um tipo celular especializado que reage a um sinal especifico e se reporta a certa parte do cérebro.
Sendo assim, o paladar não seria apenas um sentido e sim quatro: doce,azedo,amargo e salgado. A visão poderia ser um só sentindo: Luz, dois, luz e cor, ou quatro( luz, vermelho, azul e verde).
Os neurologistas classificam a dor dependendo de onde é sentida, mas isso significa que estaria em diferentes sistemas sensoriais ou que seria simplesmente uma questão geográfica corporal?
O exemplo da audição questiona se ela seria um único sentido ou centenas? O interessante é notar que podemos perder a audicao de alta freqüência sem perder a acuidade de baixa freqüência e vice e versa.Deveríamos pensar nelas separadamente. Conforme estudamos os órgãos sensoriais parece que temos mais sentidos.
A sensação sozinha não é tão importante assim. Quando se diz sentidos, queremos falar sobre sensações ou percepções.
Diferente da maioria dos seres vivos que vivem