Fichamento do Texto - Introdução ao Estudo do Método de Marx - José Paulo Neto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO MÉTODO DE MARX
JOSÉ PAULO NETO – FICHAMENTO – SOCIOLOGIA II.
LARISSA CABRAL
Goiânia
2013
O método de Marx: uma longa elaboração teórica.
(Introdução e análise histórica da trajetória de Marx).
“Marx (1818 - 1883) inicia sua trajetória teórica em 1841, aos 23 anos, ao receber o titulo de doutor em filosofia pela Universidade de Jena. Mas é entre 1843 e 1844, quando se confronta polemicamente com a filosofia de Hegel, sob a influência materialista de Feuerbach, que ele começa a revelar o seu perfil de pensador original.” NETO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo : Expressão Popular, 2011.( p. 16)
“Com o estímulo provocado pelas formulações de Engels acerca da economia politica, Marx vai direcionar as suas pesquisas para a análise concreta da sociedade moderna [...] a sociedade burguesa. [...] O problema central do estudo de Marx é a consolidação, o desenvolvimento e as condições de crise da sociedade burguesa, fundada no modo de produção capitalista”. (NETO, 2011, p. 17)
Teoria, método e pesquisa.
(O significado que teoria tem para Marx, definição de essência: o estudo da estrutura e dinâmica do objeto de pesquisa, método dialético).
Segundo, (José Paulo Neto, 2011), “para Marx, a teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento, [...] a teoria se distingue e tem especificidades: o conhecimento teórico é o conhecimento do objeto – de sua estrutura e dinâmica – tal como ele é em si mesmo, na sua essência real e efetiva, independentemente dos desejos, das aspirações e das representações do pesquisador. A teoria é a reprodução ideal do movimento real do objeto pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e dinâmica do objeto de pesquisa. E esta reprodução (que constitui o conhecimento teórico) será tanto mais correta e verdadeira quanto mais fiel o sujeito for do objeto. [...]