fichamento do texto Arquitetura, a historicidade de um conceito
ESCOLA DE ARQUITETURA
Componente curricular: ARQ018- INTRODUÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO
Docente: MARIA ELENA CASTORE
Discente: ALICE MARQUES DE OLIVEIRA NUNES
Data: 25 de março de 2014
LIMA, Adson Cristiano Bozzi Ramatis. Arquitetura, a historicidade de um conceito. 2010. Disponível em: Acesso em 19 de março de 2014.
Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espirito Santo (1991) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espirito Santo (2002). Professor não-titular da Universidade Estadual de Maringá, desde 2003. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, atuando, principalmente, nas relações entre Arquitetura, a Literatura e Filosofia. Possui linhas de pesquisa na Cultura Arquitetônico-urbanística, Forma e Contexto da Arquitetura e Representações do Imaginário Urbano.
O texto busca encontrar a época em que surgiram os arquitetos da forma como conhecemos hoje. Traça uma linha do tempo desde os gregos e romanos até a Idade Moderna, identificando os pontos de diferenças e “evoluções”. Faz um conexão entre a História, História da Arte e Etimologia da palavra arquitetura. O autor mostra como esta teve diferentes significados durante os tempos da história.
Introdução
O autor formula questões sobre a origem da designação arquiteto e arquitetura, procurando buscar apoio nos fatos históricos e etimológicos;
Os gregos
A palavra arquitetura foi introduzida ao vocabulário na Grécia;
Sabendo o significado de determinada construção para sua população de destino podemos presumir qual o sentido da arquitetura para eles;
Diferente dos outros “produtores de objetos”, os arquitetos não produzem cópias do mundo. O objetivo arquitetônicos existe como matéria sendo cópia do imaterial, do intelecto.
Um templo, assim como uma casa, deve ser primeiramente útil, pautado no discurso de