FICHAMENTO DO TEXT cascy

361 palavras 2 páginas
Igor trabalho pronto FICHAMENTO DO TEXTO: O TRATO DOS VIVENTES - FORMAÇÃO DO BRASIL NO ATLÂNTICO SUL – CAPÍTULOS IV ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia. Das Letras, 2000. (p117-154)
Por: casciane santos monteiro Araujo

O ponto central dessa história é a visão de que as raízes desta nação encontram-se, não em seu próprio território, mas num espaço transcontinental, luso-brasileiro e luso-africano. Há muitas décadas, os historiadores brasileiros vêm discutindo sobre os motivos que fizeram da mão-de-obra escrava vinda do continente africano, a força de trabalho predominante no Brasil até o século XIX. Uma das teorias, é sobre a opção da mão-de-obra africana em substituição da indígena. [...]”o único remédio deste Estado é haver muito gentio de paz posto em aldeias ao redor dos engenhos e fazendas,por com isso haverá quem sirva e quem resista aos inimigos[...]”
Neste sentido a coroa,firmou alianças com índios,menos os til,no intuito de proteger seus engenhos e sua cultura contras futuros invasores e nos levantes negros
[...]“que se os pretos não fogem para a áfrica,donde vêm,não é por falta de vontade,mas pela de meios para atravessarem tantos e tão distantes mares[...]”
Segundo ele os negros estavam muito distante de casa,e dependia de um transporte marítimo,ficavam ilhados,e com a falta de uma rede mercantil de venda regular de índios,eles eram indispensável. Essa citação de Alexandre Rodrigues ferreira,vem mostrar uma ilusória solução para justificar a facilidade das fugas dos índios.
[...]”os índios pareciam inaptos ao cativeiro colonial porque,entre outras razões não possuíam uma resistência imunológica similar à dos africanos”
Por causa de seus hábitos culturais e sua epidemiologia, os índios tinha facilidade de fuga,eram mas susceptíveis,as doenças antes do descobrimento, e conseqüentemente doenças trazidas pelos colonizadores e escravos africanos.
O tráfico

Relacionados