Fichamento do manual de metodologia da pesquisa jurídica
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA NA PESQUISA EM DIREITO
ALUNO (A): WANESSA MARQUES DA COSTA
PROFESSOR (A): TALITA BEZERRA
Assunto – tu terás de escrever o assunto principal que encontraste no trecho do livro que tu utilizaras para fazer o trabalho
MEZZAROBA, Orides; Monteiro, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. 4. Ed. São Paulo: Saraiva. 2008
“(...) são os modos de se conhecer o mundo” (p. 23)
“(...) o Mito, a Religião, a Filosofia, o Senso comum e a Ciência.” (p. 23)
“Cada um deles procura, a seu modo, desvendar os segredos do mundo, atribuindo-lhe um determinado sentido. Eles não são excludentes, muito pelo contrário: à medida que uma forma de conhecimento não consegue explicar determinada realidade ou fato, uma outra poderá oferecer uma explicação razoável.” (p. 23)
“O vocábulo mito vem do grego mythos, que significa fábula. O mito é um relato de uma história fabulosa ou heroica cujo tempo da narrativa reconduz a um passado distante. Os conteúdos desse tipo de discurso podem variar tematicamente: o poder, a vida e a morte, o bem e o mal, o homem é o mundo, a saúde e a doença, a sorte e o azar (...)” (p. 24)
“O conteúdo do mito não precisa ser necessariamente um feito heroico, pode ser também fenômenos da natureza. Os mitos podem ser utilizados ainda para explicar situações, acontecimentos e indicar personalidades. Basta que seja apresentado na forma de uma fábula, ou seja, uma alegoria: uma história rica em detalhes fantásticos que tende a nos imprimir certo impacto quando a ouvimos.” (p.s 24 e 25)
“Na prática, o conhecimento mítico surge a partir do desejo humano de dominar o mundo, afugentando o medo e a insegurança. Diante das leis da natureza, desconhecidas e assustadoras, o homem passa a atribuir-lhes determinados valores e explicações.” (p. 25)
“O mito, então, antecede a Ciência, que por seu turno irá negá-lo. (...)” (p. 25)
“(...) a partir de