Fichamento do Livro “Manual de Radiojornalismo, produção, ética e internet”. BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo de. Rio de janeiro. Campus, 2003.
277 palavras
2 páginas
No capítulo 13 do livro Manual de Radiojornalismo, produção, ética e internet - Recomendações para redatores, repórteres e editores, De BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo. Os autores abordam sobre dicas para a elaboração do texto de radiojornalístico, que assim como o veículo o redator deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. Explicam também que o que diferencia o texto do rádio em relação aos veículos da imprensa escrita é a instantaneidade. Segundo os autores, o jornalista precisa ter em mente que está contando uma história para alguém, utilizando regras gramaticais e sem utilizar linguagem vulgar. Eles ainda sugerem diversas recomendações para a elaboração da redação do texto e indica que o aprimoramento é conseqüência da prática e leitura para melhorar e expandir o vocabulário. O capítulo conta com 51 dicas para a elaboração da redação de texto para rádio, dentre elas: “Procure a novidade, um fato que atualiza a notícia e a torna mais atraente possível. A missão do redator é conquistar o ouvinte na primeira frase. Se a primeira frase não conectar a segunda, a comunicação está morta.”
“Avalie os verbos usados na declaração. Seja criterioso no uso dos verbos.” “O rádio é um veículo que exige agilidade dos jornalistas, mas a pressa não é desculpa para textos mal redigidos. Atenção é fundamental para se redigir um texto em tempo hábil e sem erros.”
“Evite frases longas: elas dificultam a respiração do apresentador/ locutor e são mais difíceis de serem entendidas pelo ouvinte” “O texto precisa ter ritmo.” O capítulo através de tópicos com dicas para a elaboração de textos para rádio fica mais objetivo, proporcionando ao leitor maior atenção e entendimento das dicas.