Fichamento do Livro "O QUE É ECOLOGIA?"
Introdução
O crescimento do interesse pela Ecologia, tem como pano de fundo o dilema da época histórica que estamos vivendo, o problema da sobrevivência passou a ser uma questão real e presente em qualquer discussão sobre o futuro da humanidade. Os ecologistas chamam a atenção da sociedade para duas questões do dilema em que estamos vivendo. A primeira é que a solução não poderá ser encontrada através de caminhos antigos e já trilhados, mas sim através da invenção de alternativas radicalmente novas e originais. A segunda se refere ao fato de que é urgente que a nossa política tradicional se junte e pense como um todo para o futuro para o futuro das nossas vidas, e que a sociedade em si também se une para construir um mundo melhor, que desejam. É cada vez maior o número de pessoas que se interessa pela Ecologia, e sente que ela traz algo de novo e importante. Seu impacto cultura humana, nas diversas áreas da ciência , no dia-a-dia como um todo é cada vez mais perceptível. Diante de tantos problemas em que o mundo se encontra no dias atuais, a ecologia vem sendo cada vez mais questionada, afim de buscar soluções para o futuro.
O pensamento ecológico da ecologia natural ao ecologismo.
Para entender o desenvolvimento do pensamento ecológico existem pelo menos quatro grandes áreas que poderíamos denominar de Ecologia Natural, Ecologia Social, Conservacionismo e Ecologismo. São diferentes facetas de uma mesma realidade e se complementam mutuamente.
Ecologia Natural - Nos ensina sobre o funcionamento da natureza. Conceito de ecossistema, em que revela que os elementos da natureza não existem isolados uns dos outros, mas sim tendem a se combinar em sistemas complexos estabelecidos a partir de uma série de relacionamentos físico e biológicos. A Ecologia Natural procura perceber quais são as regras do seu funcionamento.
Ecologia Social - Como as sociedades atuam sobre esse funcionamento. É um fruto típico da nossa época.