Fichamento do livro "O que é dialética"
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
DISCIPLINA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
PROFª. CRISTINA DIAZ
“O QUE É DIALÉTICA”
Antônio Sá Guimarães
39075
Rio Grande, Agosto de 2006.
Página 7
Origens da dialética
Dialética era, na Grécia antiga, a arte do diálogo. Aos poucos, passou a ser a arte de, no diálogo, demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão.
Página 8
Na acepção moderna, entretanto, dialética significa outra coisa: é o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.
Nos fragmentos deixados por Heráclito, pode-se ler (...) que o conflito é o pai e o rei de todas as coisas. (...) que vida ou morte, sono ou vigília, juventude ou velhice são realidades que se transformam umas nas outras. O fragmento 91 (...) se lê que um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio.
Os gregos acharam essa concepção de Heráclito muito abstrata (...) Chamaram o filósofo de Heráclito, o Obscuro.
Página 9
Parmênides ensinava que a essência profunda do ser era imutável e dizia que o movimento (a mudança) era um fenômeno de superfície.
(...) a concepção metafísica prevaleceu, ao longo da história, porque correspondia (...) aos interesses das classes dominantes, sempre preocupadas em organizar duradouramente o que já está funcionando, (...) para impedir que os homens cedam à tentação de querer mudar o regime social vigente.
Página 10
Embora menos radical do que Heráclito, Aristóteles (384-322 a.C.) foi um pensador de horizontes mais amplos que o seu antecessor; e é a ele que se deve, em boa parte, a sobrevivência da dialética.
Segundo Aristóteles, (...) os movimentos das coisas são potencialidades que estão se atualizando, isto é, são possibilidades que