fichamento do livro O Peíncipe

9086 palavras 37 páginas
Centro UNIVERSITário para o desenvolvimento do alto vale do itajaí – UNIdavi
CURSO DE Direito disciplina: História Das Instituições Jurídica professor: Daniel Mayerle

fichamento destaques/referente de obra científica

1 Nome do autor do fichamento:
Fernanda Ingrid de Jesus Menezes
2 Obra/ artigo/ ensaio em fichamento:
Para a Reconstrução do Materialismo Histórico/ Jürgen Habermas/

3 Especificação do referente utilizado:
A obra vai destacar a construção do materialismo histórico. Nela entra em destaque o Eu. Traz muito as questões dos fundamentos sociais. Toca muito no que se diz sobre moral, agir, aprendizagem.

4 Resumo da obra:

4.1 reconstrução do materialismo histórico (pag.9)

4.1.1 O Materialismo Histórico e o Desenvolvimento de Estruturas normativas. (pag.11)

“Trata-se de diversas tentativas de encaminhar a elaboração de uma formulação teórica que entendo como reconstrução do materialismo histórico. Restauração significaria um retorno ao ponto de partida que, nesse meio tempo, ter-se-ia corroído [...] Renascimento significa a renovação de uma tradição que, nesse meio tempo, teria estado sepultada [...] Reconstrução significa, em nosso contexto, que uma teoria é demonstrada e recomposta de modo novo, afim de melhor atingir a meta que ela própria se fixou” (pag. 11).“

“[...] a atenção tem novamente de se voltar para a escolha dos conceitos básicos que fixam a esfera objetual do agir comunicativo Embora a teoria da comunicação esteja destinada a resolver problemas de natureza sobretudo filosófico, ou seja, referentes aos fundamentos das ciências sociais, veja nela um estreito vínculo com as questões relativas a uma teoria da evolução social” (pag. 11-12).

.[...] é essa passagem que decide o tipo de conhecimentos que o materialismo pode se atribuir” (pag. 12).

“O fundamento normativo da teoria marxiana da sociedade [...]”. Essa teria pretendia renovar as pretensões ontológicas do jusnaturalismo clássico, nem

Relacionados