Fichamento do livro - o feudalismo
CURSO HISTÓRIA, 6 FASE
ACADEMICO: MORGANA MODOLON
FICHAMENTO
OBJETIVO: Aprofundar e discutir um tema referente à disciplina História Medieval I, como forma de subsidiar a formação docente.
REFEREÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MICELI, Paulo. O feudalismo. 20. Ed. São Paulo: Atua S/A, 1994.
1- INTRODUÇÃO
Paulo Miceli nasceu em São Paulo no ano de 1950. Sempre gostou muito de musica e literatura, dedicou-se muito pouco aos seus estudos até que conheceu a História e se formou na USP, fez Mestrado e Doutorado na UNICAMP, onde Leciona desde 1985. Escreveu vários livros, como As revoluções burguesas publicado na coleção discutindo a História e O mito do herói nacional.
O autor trata em sua obra, do feudalismo no que se refere apenas à Europa ocidental, ele aborda temas como os povos germânicos e o poder da igreja, além de fazer uma descrição do cenário em que se deu o período medieval.
Com o livro O feudalismo, Miceli tentou trazer a perspectiva de idade media não como mãe da idade moderna ou avó decrépita da idade contemporânea, o que lhe interessou realmente mostrar foi uma Europa feudal com vida própria. Para a elaboração do seu trabalho, Paulo Miceli contou com obras de autores como Georges Duby, Alain Guerreau e em especial Jacques Le Goff. 2- O cenário
O autor tratara especificamente da Europa Ocidental, quando os países como nós conhecemos ainda não existiam. As cidades eram pequenas e dispersas, quase todo o território era dominado por florestas, somando os poucos recursos, as florestas tornavam-se importantíssimas em todos os setores da vida humana, da sobrevivência até a arte ou a religião. Isso também mostra a importância do clima durante aquele período, as chuvas e os invernos rigorosos acabavam ocasionando a devastação da produção agrícola e longos períodos de fome intensa.
O território europeu era dominado por florestas. As “cidades”eram como pequenas e raras manchas de óleo