fichamento do livro o crime orgnizado
1224 palavras
5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATASCURSO: DIREITO
O livro Crime Organizado traz a tona o influxo da criminalidade e com ele as mudança dos hábitos, dos costumes, influenciando também a construção de residências onde os donos simulam primícias militares, colocando grandes portões e grades como segurança pessoal.
Buscando soluções no código Penal, sejam com novas tipificações, sejam com penas mais pesadas, acreditando então, que o resultado seja uma contrapartida ao impulso criminoso havendo uma diminuição.
Com o tempo percebe-se que se trata de uma reação simbólica, de um Direito Penal simbólico na medida em que os problemas não são resolvidos e como conseqüência forja-se uma falsa aparência de resposta jurídica.
“ Hassemer salienta que a criminalidade organizada é menos visível; é um fenômeno cambiante porque segue as tendências dos mercados nacionais ou internacionais; compreende uma gama de infrações sem vitimas imediatas ou com vitimas difusas, como o trafico de drogas e a corrupção; dispõe de múltiplos meios de disfarce e simulação. Por fim, propõe “ usar a expressão criminalidade organizada quando o braço com o qual pretendemos combater toda e qualquer forma de criminalidade seja tolhido ou paralisado: quando Legislativo, Executivo ou Judiciário se tornem extorquíeis ou venais ”.
A criminalidade organizada é menos visível que a comum, geralmente possui um programa delinquencial, dentro de uma hierarquia estrutural, alem de se organizar como uma societas sceleris. Possui um campo de atuação sem forma definida atundo para intimidar eventualmente testemunhas que possam integrar a uma assistência provada, alem de praticar infrações cujo bem jurídico tutelado é atingido de forma imediata pelo Estado e imediatamente pelo titular do bem (como nos casos de trafico de psicotrópicos, corrupção, crimes contra o sistema financeiro etc...)
“ A característica mais expressiva da organização criminosa atualmente, é a