fichamento do filme zuzu angel
JAYANA RAMOS SIMÕES
FICHAMENTO DO FILME
ARACAJU, SE
2014
Zuzu Angel. Filme brasileiro de 2006, gênero drama biográfico, dirigido por Sérgio Rezende.
O enredo deste filme se dá no período entre os anos 60 para os 70, onde havia uma forte repressão militar instaurada no país, e em contrapartida algumas pessoas que agiam como militantes políticos, papel que foi incorporado pelo filho de Zuleika Angel, tanto na ficção quanto na realidade dessa época.
Neste tempo foi onde as mudanças começaram a ser vistas no país, tanto no âmbito social, como cultural e político. Começou a luta contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, resultando no encerramento do congresso e decretação do ato institucional nº 5.
A conquista da constituição democrática no Brasil veio por fim as garantias individuais e sociais restritas, as quais garantiam os interesses da ditadura, trouxe o anseio pela redemocratização do país e junto a esperança de construir uma nação melhor e mais justa.
A constituição federal nos proporcionou maior efetividade aos direitos fundamentais; maior responsabilidade fiscal; fez com que crimes como tortura e ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional fossem inafiançáveis; deu participação ao Poder Judiciário em qualquer ameaça aos direitos constituintes; trouxe a eleição direta para cargos públicos, desde o cargo de vereador até o de presidente.
Ela também gerou uma mudança que nos afeta diretamente como profissionais, pela primeira vez se estabelecia um capítulo sobre política urbana, expresso no artigo 182 (“A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”) e no artigo 183 (“Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros